Blog  |  Artigos

Dicas para prevenção contra códigos maliciosos

É cada vez mais difícil identificar a presença de códigos maliciosos em e-mails, mensagens instantâneas ou mesmo em web sites, pois as técnicas utilizadas pelos propagadores destes códigos são cada vez mais engenhosas. Mesmo navegando em sites conhecidos, há o risco de infecção por uma técnica chamada drive-by download em que web sites autênticos são infectados e passam a contaminar os micros de quem os acessa. Isto já ocorreu até mesmo com site de dois fabricantes de soluções antivírus. Então, mais importante do que tentar identificar a presença de códigos maliciosos e determinados locais, é saber como evitar a sua entrada no computador.

A primeira medida preventiva e a mais óbvia é ter instalada uma boa e atualizada solução de proteção contra códigos maliciosos (antivírus, antispyware e antirootkit) que disponha de mecanismos de detecção por assinatura e por heurística, além de recursos de proteção proativa que protejam o computador contra ameaças ainda desconhecidas.

A segunda recomendação é instalar sempre as correções e atualizações de todos os softwares utilizados no computador, principalmente do sistema operacional. Os códigos maliciosos de maior propagação exploram vulnerabilidades dos softwares para infectarem o computador e estas correções e atualizações evitam isso. Esta medida é tão importante quanto dispor de um antivírus instalado.

A terceira recomendação é evitar utilizar o computador no dia a dia com uma conta de usuário que disponha dos privilégios máximos do sistema operacional (administrador no Windows e root no Linux). Uma parte significativa dos códigos maliciosos quando executado, só consegue infectar o computador se o usuário que o executou dispõe destes privilégios no sistema operacional.

Seguindo a risca estas três recomendações, as chances de ter o computador infectado por um código malicioso são minimizadas.

Deixe seus comentários
Nome:
E-mail:(não será divulgado)
Site:
Comentário:
Comentários

Nenhum Comentário para esse post, seja o primeiro!

Voltar

Assine a Newsletter

© 2017 Setrix.
Todos os direitos reservados.
Gu@pos