top of page
Buscar

Entenda o que é SOC e como funciona

Setrix Segurança em Tecnologia da Informação

Com o aumento de armazenamento de informações de forma digital, as empresas passaram a se preocupar mais sobre a segurança desses dados. Por isso, termos que antes não eram tão falados ganharam mais espaço, como por exemplo, o SOC.


Se você não está familiarizado com o termo citado acima, não se preocupe! Neste conteúdo vamos acabar com essa dúvida. Aqui vamos explicar o que é, porque é importante, quais são suas funções e mais!


Então, para entender melhor o assunto e saber como implementá-lo no seu negócio da melhor forma, continue com a leitura até o final do texto.


O que é SOC?

SOC é a sigla em inglês para Security Operations Center, que em português pode ser chamado de Centro de Operações de Segurança, em tradução livre. Esses centros de segurança são locais de monitoramento compostos por pessoas, de preferência profissionais da segurança de TI e dispositivos tecnológicos.


A junção desse ambiente, com os profissionais e a tecnologia é formada com o objetivo de detectar, analisar e responder a ameaças e incidentes na segurança cibernética de uma empresa. 


Os SOCs devem operar de forma contínua. Ou seja, sem parar um único segundo durante 24 horas, 7 dias da semana. Dessa forma, qualquer irregularidade ou atividade suspeita na rede da empresa é identificada e analisada. 


É correto afirmar que o Security Operations Center é um sistema de segurança de alto nível, que além de indicar a ameaça, oferece formas eficientes de lidar com ela.


Importância do Security Operations Center

Contar com um SOC pode ser muito benéfico para as empresas que o implementam em suas estratégias de segurança cibernética. Além disso, é possível escolher entre centro de operação de segurança interno ou terceirizado. 


O centro de segurança consegue prever ataques como vazamentos e roubo de informações. Isso graças à tecnologia de ponta que faz parte dos SOCs. O Security Operations Center combina adequadamente alguns recursos que torna possível detectar riscos e ameaças antes mesmo que elas atinjam o sistema e a rede da organização.


Outro ponto bastante importante do SOC é sua alta capacidade de elaborar respostas rápidas e eficientes em caso de ataques e tentativas de invasão na rede.


Como o SOC funciona

Como mencionado neste mesmo conteúdo, um SOC deve funcionar de forma contínua, todos os dias da semana, durante 24 horas ininterruptas. E como o próprio nome indica, é literalmente um centro, uma estrutura, que conta com dispositivos e ferramentas de tecnologia de ponta para garantir a segurança de uma organização.


Configurações de ações e definição de processos, em busca de ações rápidas e eficazes, também são parte do funcionamento dos SOCs. Isso ocorre porque a estrutura é capaz de analisar o cruzamento de dados, como por exemplo, resultando no SIEM, para entender as tentativas de ataques e invasões.


Ao identificar algo que seja considerado uma ameaça, os SOCs emitem, automaticamente, alertas para que os protocolos e procedimentos de contenção e bloqueio de ameaças sejam iniciados. 


Quando uma ameaça é detida, é dever dos profissionais do SOC analisar detalhadamente os danos que isso causou à segurança, quais são os futuros possíveis riscos e quais vulnerabilidades foram exploradas. 


Principais funções do Security Operations Center

Para que seja de fato eficiente, um SOC deve ser capaz de desempenhar uma série de funções específicas e contínuas de forma combinada.


A começar pelo monitoramento. Essa função deve ser feita em todos os aspectos da empresa e, também, de forma constante. Logs e identificações nos sistemas de uma empresa devem ser monitorados de perto para que qualquer anomalia nessa ação seja rapidamente detectada.


Também é o monitoramento o responsável por detectar brechas nas barreiras de segurança, ou tentativas de criar vulnerabilidades nessas barreiras. 


O centro de operações de segurança coleta e armazena informações sobre os últimos ataques, ou tentativas de ataques, sofridos pela empresa. Dessa forma, consegue analisar os dados e identificar padrões existentes ou novas formas de ações maliciosas que possam surgir.


Outra importante função desse centro é a elaboração de relatórios sobre as tendências de comportamento, as últimas atividades realizadas por ele, uso de KPIs (Key Performance Indicator, ou, Indicador-Chave de Desempenho), entre outros. 


Esses relatórios são importantes para analisar quais medidas podem e devem ser tomadas para reforçar a segurança.


Como implementar um SOC

Para implementar um SOC em uma empresa é preciso contar com um bom planejamento. Saiba exatamente o que a organização deseja e precisa proteger, entenda até que ponto o Security Operations Center é o suficiente e como ele será usado no negócio.


Lembre-se que segurança é um investimento, e não um gasto! Por isso, não economize na hora de escolher quais ferramentas e programas usar para garantir a segurança das informações sensíveis da empresa.


E, sem dúvidas um dos pontos mais importantes, conte com o auxílio de profissionais qualificados na área! Esses profissionais devem entender de prevenção a intrusões, análise de dados, entre outros.


Com uma boa equipe, é possível alinhar as necessidades da empresa com os serviços oferecidos e disponíveis no mercado. Também fica mais claro se o ideal é contar com uma equipe interna ou externa.


A Setrix pode auxiliar a sanar todas essas dúvidas e muito mais! Converse com nossos especialistas, conheça nossas soluções e saiba o que podemos fazer pela segurança do seu negócio!


Comments


Tel: (47) 3025-7400

Av. João Colin, 1285 - Sala 03 - América
Joinville, SC - CEP 89204-001

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn

©2022 Setrix.
Todos os direitos reservados

bottom of page