Manter a segurança de um negócio é crucial para que não ocorra vazamento, roubo ou sequestro de dados. Uma das formas mais eficazes de garantir a segurança é através do controle de acessos e identidade. A IGA é a sigla que representa esse sistema.
Neste conteúdo, explicaremos melhor o que é IGA, sua importância, quais são os benefícios que as empresas recebem ao implantar esse sistema e mais. Então, continue com a leitura até o final para saber como aumentar a segurança do seu negócio!
IGA (Governança e Administração de Identidade)?
IGA é a sigla para Identity Governance and Administration, que em português é conhecida como Governança e Administração de Identidade. A IGA é um conjunto de recursos que combina governança de identidade e governança de administração.
Com isso, os gestores de segurança de uma empresa conseguem administrar, de forma eficiente e otimizada, as identidades e o acesso de usuário em todos os setores da empresa.
As duas frentes em que a Governança e Administração de Identidade podem ser explicadas da seguinte forma: a governança de identidade é voltada para a segregação de tarefas, gerenciamento de funções, na visibilidade, e em relatórios e análise.
Já a administração de identidade foca em administração de conta e de credenciais, direitos de gerenciamento e provisionamento de dispositivo e usuário.
Esse sistema ajuda a melhorar a visibilidade de privilégios de acesso e identidade. O que, consequentemente, ajuda na implementação de controles que evitam acessos inadequados ou de risco.
Importância da IGA nas empresas
Com a era da digitalização, as empresas se viram tomadas por dispositivos, usuários e dados em ambientes remotos e em nuvem. Gerenciar todos esses locais, de forma efetiva, pode ser muito desafiador. Principalmente se a organização não contar com os recursos e ferramentas adequadas.
Quanto maior o número de usuários com acesso a sistemas, aplicações ou dados, maior é o risco à segurança da empresa. Isso também faz com que o negócio fique vulnerável a diversos ataques cibernéticos e vazamentos de dados.
Por isso, a IGA é tão importante. Com essas soluções, os gestores têm controle de acesso de todos os usuários a todos os sistemas da empresa. Seja na nuvem, em outros locais remotos, ou na rede interna.
Com isso, a empresa consegue liberar acesso apenas para o que é necessário para o usuário executar suas tarefas. Assim, os riscos são reduzidos e a empresa, e seus dados, ficam em segurança.
Recursos IGA
O gerenciamento do ciclo de vida da identidade e conectores são alguns dos principais recursos da IGA. Cada identidade precisa ser criada, mantida e aposentada de alguma forma, e seguindo as posições que o usuário ocupa na empresa.
Fazer isso de forma manual pode ser muito trabalhoso. Principalmente quando a empresa é grande e possui muitos usuários. Para que isso seja feito de forma otimizada e segura, é implementado um sistema de governança e administração de identidades.
Para que esse sistema funcione, ele precisa coletar muitas informações sobre os usuários e seus acessos. Essa coleta é feita através de “conectores”, que são integrações com outros sistemas.
Outro recurso é o gerenciamento de senhas. É comum que sistemas reiniciem senhas após 90 dias. Isso é mais uma forma de aumentar a segurança. Um dos recursos da IGA é a sincronização de senhas.
O gerenciamento de solicitações de acesso também pode ser feito pelo sistema da IGA. O que esse recurso faz é gerenciar solicitações de acesso, aprovações e cumprimento dessas solicitações. A IGA certifica-se que as solicitações sejam encaminhadas para as pessoas certas e de forma organizada.
A segregação de tarefas (SOD) é implementada para evitar que algum usuário cometa atividades críticas que possam colocar a segurança da empresa em risco. Ou até mesmo atividades ilegais. Alguns sistemas IGA oferecem essa função. Com isso, regras são criadas para impedir que alguns acessos sejam concedidos a alguns usuários.
O sistema IGA também otimiza a certificação de acesso. Assim, revisar o tipo de acesso que cada usuário de uma empresa possui fica mais fácil. Dessa forma, é possível confirmar se o acesso está correto e mantê-lo, ou removê-lo em casos inadequados.
Esses são alguns dos principais recursos presentes nos sistemas IGA. É válido ressaltar que alguns recursos podem variar de acordo com o sistema e demais aplicativos e ferramentas que as empresas utilizam.
Benefícios IGA
Já ficou claro que o uso da IGA é muito benéfico para as empresas. Principalmente por otimizar e automatizar diversos processos cruciais para manter a segurança das organizações. Para reforçar ainda mais essa ideia, listamos abaixo outros benefícios, confira:
Aprovação centralizada: com a IGA, todos os pedidos de acesso são centralizados em um único local. Assim, os administradores conseguem ter mais controle sobre os pedidos, as permissões e as atividades de cada usuário;
Relatórios: o sistema oferece relatórios e análises detalhados. Com isso, os administradores e os responsáveis pela segurança conseguem identificar rapidamente problemas e riscos que a empresa possa enfrentar. E, assim, entrar com ações para contornar essa situação;
Suporte: a IGA oferece suporte para as políticas centralizadas e fluxos de trabalho automatizados. Isso ajuda a reduzir os custos operacionais da empresa. Além também, de garantir que os usuários possam acessar os recursos necessários para trabalharem. Com isso, é possível usufruir da escala da organização de forma orgânica.
Gostou de saber sobre o sistema IGA (Governança e Administração de Identidade) e quer implementá-lo no seu negócio? Entre em contato com a equipe da Setrix! Podemos auxiliar com isso e ainda contamos com diversas outras soluções para segurança da informação!
Comments